segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Documentos roubados - BO

 Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???
Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11)..
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP..

AUXÍLIO À LISTA 102

Telefone 102... não! Agora é: 08002800102. Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes......NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO. SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO  VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

cartório 24 horas

Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar!  www.cartorio24horas.com.br. Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.  Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

sábado, 19 de novembro de 2011

Lula, o câncer, o SUS e o Sírio




O Brasil de Nosso Guia está a 33 quilÿmetros da "perfeição no tratamento de saúde"



AS PESSOAS que estão reclamando porque Lula não foi tratar seu câncer no SUS dividem-se em dois grupos: um foi atrás da piada fácil, e ruim; o outro, movido a ódio, quer que ele se ferre. Na rede pública de saúde, em 1971, Lula perdeu a primeira mulher e um filho. Em 1998, o metalúrgico tornou-se candidato à Presidência da República e pegou pesado: "Eu não sei se o Fernando Henrique ou algum governador confiaria na saúde pública para se tratar". Nessa época acusava o governo de desossar o SUS, estimulando a migração para os planos privados. Quando Lula chegou ao Planalto, havia 31,2 milhões de brasileiros no mercado de planos particulares. Ao deixá-lo, essa clientela era de 45,6 milhões, e ele não tocava mais no assunto.
Em 2010, Lula inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento do SUS no Recife dizendo que "ela está tão bem localizada, tão bem estruturada, que dá até vontade de ficar doente para ser atendido". Horas depois, teve uma cris e de hipertensão e internou-se num hospital privado.
Lula percorreu todo o arco da malversação do debate da saúde pública. Foi de vítima a denunciante, passou da denúncia à marquetagem oficialista e acabou aninhado no Sírio-Libanês, um dos melhores e mais caros hospitais do país. Melhor para ele. (No andar do SUS, uma pessoa que teve dor de ouvido e sentiu algo esquisito na garganta leva uns 30 dias para ser examinada corretamente, outros 76, na média, para começar um tratamento quimioterápico, 113 dias se precisar de radioterapia. No andar de Lula, é possível chegar-se ao diagnóstico numa sexta e à químio, na segunda. A conta fica em algo como R$ 50 mil.)
Lula, Dilma Rousseff e José Alencar trataram seus tumores no Sírio. Lá, Dilma recebeu uma droga que não era oferecida à patuleia do SUS. Deve-se a ela a inclusão do rituximab na lista de medicamentos da saúde pública.
Os companheiros descobriram as virtudes da medicina privada, mas, em nove anos de poder, pouco fizeram pelos pacientes da rede pública. Melhoraram o acesso aos diagnósticos, mas os tratamentos continuam arruinados. Fora isso, alteraram o nome do Instituto Nacional do Câncer, acrescentando-lhe uma homenagem a José Alencar, que lá nunca pÿs os pés. Depois de oito anos: 1 em cada 5 pacientes de câncer dos planos de saúde era mandado para a rede pública. Já o tucanato, tendo criado em São Paulo um centro de excelência, o Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira, por pouco não entregou 25% dos seus leitos à privataria. (A iniciativa, do governador Geraldo Alckmin, foi derrubada pelo Judiciário paulista.)
A luta de José Alencar contra "o insidioso mal" serviu para retirar o estigma da doença. Se o câncer de Lula servir para responsabilizar burocratas que compram mamógrafos e não os desencaixotam (as comissões vêm por fora) e médicos que não comparecem ao local de trabalho, as filas do SUS poderão diminu ir. Poderá servir também para acabar com a política de duplas portas, pelas quais os clientes de planos privados têm atendimento expedito nos hospitais públicos.
Lula soube cuidar de si. Delirou ao tratar da saúde dos outros quando, em 2006, disse que "o Brasil não está longe de atingir a perfeição no tratamento de saúde". Está precisamente a 33 quilÿmetros, a distância entre seu apartamento de São Bernardo e o Sírio. 

O Rutilo goiano: a busca frenética

Titânio - Um material fantástico

História 

O titânio não ocorre de forma livre e pura na natureza. O fantástico metal foi descoberto em 1791, na sua forma de óxido, pelo inglês William Gregor. 
Gregor nasceu em Cornualha onde se interessou pela química. Graduou-se na Faculdade de St John (Cambridge) em 1784. Posteriormente, transferiu-se para Diptford em Devon. Após uma breve permanência em Bratton Clovelly transferiu-se permanentemente para a reitoria de Cornwall. Ali iniciou uma análise química notavelmente exata dos minerais de pegmatita (denominado de "Cornish Stone", na Europa). De um mineral local, uma forma de ilmenita do "Vale Menaccan", isolou o "metalmenaccanita" (primeiro nome do titânio) em homenagem ao nome do Vale. Em 1795 Martin Heinrich Klaproth descobriu um novo metal (TITANIUM) no mineral rutilo, demonstrando ser o mesmo elemento econtrado por Gregor. Gregor encontrou mais tarde o mesmo metal numCorindon do Tibete, e numa turmalina de uma mina local de estanho (famosos óxidos de titânio combinado aos elementos minerais).
Cristais de rutilo, a forma mais comum
de dióxido de titânio encontrada na natureza
(foto: Fersman Mineralogical Museum/Russian Academy of Science).

O Titânio permaneceu desconhecido até a década de 1920, quando sua extração, a partir de seu óxido na forma comum passou a ser refinado, mas sua utilização e a exaltação de suas propriedades, bem como sua utilização só tiveram projeção como material em aplicação bélica introduzido a partir da guerra-fria e pela corrida espacial. Começando na década de 1950 o titânio tornou-se uma matéria prima essencial na guerra tecnológica. A escolha do material foi baseada em suas característica extraordinárias: extremamente duro, cerca de 3 vezes mais se comparado ao aço, 42% mais leve, quimicamente inerte, resistente a altas temperaturas e condições enérgicas e baixo condutor térmico. Era utilizado na fabricação de mísseis, submarinos, ligas de armas de fogo, satélites, aviões e até mesmo no famoso Concord (Aeronave francesa muito famosa).

Disponibilidade 

Embora seja o quarto material mais comum após o alumínio, o ferro e o magnésio, o óxido de titânio é o segundo elemento encontrado na natureza em dureza, atrás somente do diamante. É
 o nono elemento mais abundante da terra e destaca-se por ter um processo de extração e separação extremamente difícil.

Nos anos 1950 os custos do material eram altíssimos devido a complexidade de extração e processos, atualmente, após a política desarmamentista e novas tecnologias de extração e beneficiamento tronou-se pouco mais disponível. Os japoneses nos anos de 1970 foram pioneiros na sua utilização para elaboração de vidros utilizados nas contruções de arrancha-céus devido a sua baixa taxa de expanção térmica junto ao vidro.


Um marco na intensificação desse elemento, sua fama e prestígio ocorreu em 1997, com a inauguração de uma maravilha arquitetônica: O Museu Guggenheim (Guggenheim Museum.pdf), em Bilbao, Espanha pela geniosidade do arquiteto Frank Gehry. Toda estrutura externa do museu foi revestida por chapas de titânio. Em seguida o material ganhou notoriedade quando aplicado na Tocha Olímpica dos Jogos de 1997 de Nagano, japão. Status de material tecnológico.

2 comentários:


igor disse...
Opa! O que eu fico mais impressionado é que nós ingerimos dióxido de titânio em vários alimentos industrializados, por exemplo nos sucos em pó cligth e tang. Me parece que a utilização nesses casos é como corante... abraço! igor
Prof. Paulo Miranda disse...
Isso Mesmo Igor! Mas não fique tão impressionado assim não! O Titânio não traz problemas à nossa saúde, assim como outros óxidos de matais. Também denominado titânia, é um sólido cristalino branco, de estrutura tetragonal, insolúvel em água, não tóxico e quimicamente bastante estável.Algumas aplicações: a mais importante é como pigmento, para dar cor branca e opacidade a tintas, esmaltes, plásticos, papéis, fibras, alimentos, cosméticos. É o pigmento branco mais usado. Também como material fotossensível em células fotovoltaicas. A resistividade varia com o teor de oxigênio da atmosfera e, por isso, pode ser usado em censores de oxigênio. De forma impura, é encontrado no mineral rutílio. Também produzido a partir do mineral ilmenita (titanato ferroso, TiFeO3).

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A Amazônia e sua Sobrevivência

AMAZÔNIA ESTÁ PRÓXIMA DO LIMITE DE NÃO RETORNO PARA SUA SOBREVIVÊNCIA

Aquecimento global, desflorestamento e queimadas que minam o sistema hidrogeológico da Amazônia
Créditos: Wikipédia
A Amazônia está muito próxima de um ponto de não retorno para sua sobrevivência, devido a uma combinação de fatores que incluem aquecimento global, desflorestamento e queimadas que minam seu sistema hidrogeológico. A advertência foi feita por Thomas Lovejoy, atualmente professor da George Mason University, no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos, no primeiro dia do simpósio internacional Fapesp Week, em Washington, nos dias 24 e 25 de outubro de 2011.

O biólogo Lovejoy, um dos mais importantes especialistas em Amazônia do mundo, começou a trabalhar na floresta brasileira em 1965, "apenas três anos depois da fundação da Fapesp", lembrou.

Apesar de muita coisa positiva ter acontecido nestes 47 anos ("quando pisei pela primeira vez em Belém, só havia uma floresta nacional e uma área indígena demarcada e quase nenhum cientista brasileiro se interessava em estudar a Amazônia; hoje esse situação está totalmente invertida"), também apareceram no período diversos fatores de preocupação.

Lovejoy acredita que restam cinco anos para inverter as tendências em tempo de evitar problemas de maior gravidade. O aquecimento da temperatura média do planeta já está na casa de 0,8 grau centígrado. Ele acredita que o limite aceitável é de 2 graus centígrados e que ele pode ser alcançado até 2016 se nada for feito para efetivamente reduzi-lo.

O objetivo fixado nas mais recentes reuniões sobre o clima em Cancun e Copenhague de limitar o aumento médio da temperatura média global em 2 graus centígrados pode ser insuficiente, na opinião de Lovejoy, devido a essa conjugação de elementos.

De forma similar, Lovejoy crê que 20% de desflorestamento em relação ao tamanho original da Amazônia é o máximo que ela consegue suportar e o atual índice já é de 17% (em 1965, a taxa era de 3%).

A boa notícia, diz o biólogo, é que há bastante terra abandonada, sem nenhuma perspectiva de utilização econômica na Amazônia e que pode ser de alguma forma reflorestada, o que poderia proporcionar certa margem de segurança.

FONTE

Agência Fapesp

Videogame pode engordar, muito cuidado!

Videogame pode engordar, diz estudo

Por Paula Rothman, de INFO Online

• Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 - 13h15
Reprodução
Estudo realizado por pesquisadores canadenses indica que jogar videogame pode engordar mais do que não praticar atividade alguma.
O professor Jean-Philippe Chaput, da Universidade de Ottawa, publicou há pouco um trabalho na American Journal of Clinical Nutrition no qual reuniu evidências de que jovens que jogam consomem mais calorias do que aqueles que praticam outras atividades sedentárias – como assistir TV – ou que não fazem nada. Durante várias sessões de estudo, ele e sua equipe reuniram 22 adolescentes e pediram que jogassem vídeo game por apenas uma hora. Depois, mediam sua ingestão calórica. Índices de glicose, gasto calórico, saciedade, pressão sanguínea, insulina e outros parâmetros também foram medidos. O resultado foi que os gamers consumiam, em média, 163 calorias a mais do que aqueles não envolvidos em games - e que o valor extra ingerido não compensava gastos a mais que os jogadores tiveram sobre o grupo que não fez nada.
Os pesquisadores alertam que os resultados obtidos são relativos a apenas uma hora de jogo, e que, na vida real, adolescentes podem passar muito mais tempo jogando – e, consequentemente, podem ingerir muito mais calorias.
Chaput atribui o aumento de ingestão ao estresse mental causado pelo jogo: quando o cérebro está neste estado, envia uma mensagem  exigindo mais comida para compensar.