quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Segurança no Skype


Especialistas alertam para as brechas de segurança

Sem revelar números oficias no País, o diretor–geral do Skype no Brasil, Geoffrey Prentice, revela que o Brasil é “conhecido por sua vanguarda na adoção de novas tecnologias e que está entre os cinco maiores mercados para a empresa”. No mundo todo, são 75 milhões de pessoas e 250 milhões de downloads, cujo programa é gratuito e permite, também de graça, conversas por voz de PC para PC. O SkypeIn está disponível para Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Campinas, Santos, Joinville, Caxias do Sul e São José dos Campos. Ainda este mês, chega a Salvador, Brasília e Londrina e, em março, Belém, Manaus e São Luís. Cidades do Nordeste devem entrar no esquema a partir do final de março ou abril.
Não obstante os méritos, especialistas em segurança continuam a questionar a viabilidade técnica do Skype. Pesquisadores da Universidade  de Cambridge e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) alertam que o software pode se transformar em uma porteira aberta para hackers. Os departamentos de pesquisas em rede das duas universidades garantem que “é apenas uma questão de tempo até que a técnica se torne dominante.
Em nota oficial, a Skype (internacional) garante que a comunicação por voz passa por um servidor seguro e criptografado. A tecnologia codifica a voz na linguagem digital, mas os especialistas do MIT explicam que os hackers também poderiam usar esse fluxo de dados de forma maliciosa.[Webinsider] (com Folha de Pernambuco)

O Skypein no Brasil


Em parceria com operadora fixa Transit, o serviço SkypeIn dá um número de telefone local para o usuário, que poderá receber no seu computador ligações de qualquer aparelho, como na telefonia fixa.


Segundo Paulo Rebelo, "Depois de chegar oficialmente ao País e interligar os brasileiros no mundo da tecnologia de voz sobre IP (VoIP), o Skype agora quer ir além. A empresa se aliou à operadora fixa Transit Telecom para oferecer o SkypeIn, serviço que permite ligações de aparelhos comuns para o computador. Isto é, você pode ligar de um orelhão na rua ou do telefone de casa para um usuário que tenha o Skype instalado no computador. Quem receber a ligação, atende pelo PC normalmente, como se fosse um terminal telefônico.
O SkypeIn é um dos principais serviços oferecidos pelo Skype no mundo, junto com o SkypeOut (já disponível no Brasil) que permite usar o computadorpara efetuar ligações para qualquer lugar com tarifas até 90% mais baratas, a depender da localidade.
A parceria com a Transit é inédita na América Latina e revela a estratégia do Skype para abocanhar um pedaço do bolo das teles. Ao adquirir o serviço SkypeIn, o usuário recebe um número de telefone. É para este número que qualquer pessoa poderá telefonar e você receber. Igual à telefonia fixa.
A consultora em tecnologia móvel Bia Kunze resolveu aderir. Comprou dois números em Curitiba e mostra–se satisfeita com o serviço, apesar de apontar instabilidades nos primeiros dias de funcionamento. “Recebo ligações de telefones fixos de todos os lugares. A qualidade é tão boa quanto a ligação PC–PC. Muita gente está pensando em cancelar as linhas de telefonia fixa, a fim de escapar das assinaturas. Em muitos condomínios que usam internet via cabo, abdicar de linha pode realmente significar uma bela economia”, garante Bia."


Sobre o autor

Paulo Rebêlo (rebelo@webinsider.com.br) é editor adjunto do Webinsider, editor executivo da AF2 Comunicação e cronista bissexto na Hipopocaranga.